Confira como será o atendimento bancário durante o período de festas de fim de ano

Horário de atendimento reduzido no dia 24 e o último dia de expediente bancário será na próxima terça-feira (30).

Maiquel Machado

Publicado em: 23 de dezembro de 2025

4 min.
Bancos terão horários de funcionamento diferentes nas festas de final de ano

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Com a proximidade das festas de final de ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa sobre o funcionamento das agências bancárias durante o período.

Nos próximos dias 25 (Natal) e 1º de janeiro de 2026 (Confraternização Universal) não haverá expediente bancário e as instituições financeiras não abrirão para atendimento presencial ao público.

As compensações bancárias não são efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Nesta quarta-feira (24), os bancos terão o horário de atendimento reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília, ou das 8h às 10h nos Estados com diferença de 1 ou 2 horas em relação à Brasília.

Já na sexta-feira (26) e no dia 2 de janeiro de 2026 os bancos irão funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado municipal.

O último dia do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será na próxima terça-feira (30).

No dia 31 (quarta-feira) não há expediente bancário e as compensações bancárias não serão efetivadas.

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25/12, 31/12 e 01/01 – poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

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