As festas de fim de ano combinam com cores e luzes, sejam elas os pisca-piscas natalinos ou os fogos de réveillon. Mas é importante saber que os dois podem oferecer riscos caso não sejam manuseados — e comprados — corretamente.
Após a compra, com os piscas, é necessário atenção à instalação. “Evitar o uso de sobrecarregamento de tomadas — o chamado T ou benjamin —, saber se há o dimensionamento adequado da rede elétrica da residência, evitar o uso — a menos que seja homologado — em áreas úmidas ou molhadas, como árvores, e não deixar ligado à noite, pois há risco de superaquecimento”, alerta o militar. Para quem tem crianças ou animais de estimação, vale também ficar atento para que eles não tenham contato com o material.
Já em relação aos fogos, a principal orientação é ler e seguir as instruções da embalagem.
O maior risco dos piscas são os choques elétricos. As dicas do Corpo de Bombeiros sobre o que fazer caso isso aconteça: desligar a fonte de energia, por isso é importante saber onde está o disjuntor. Depois, verificar se a pessoa respira e iniciar as manobras de primeiros socorros. Com os fogos, o principal risco é a queimadura. A recomendação então é molhar a área em água fria até que a dor diminua.
Em qualquer situação de emergência, é imprescindível também acionar os Bombeiros, pelo número 193, o quanto antes.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.