Chuva intensa alaga Florianópolis e mobiliza Gabinete de Crise

Volume de 111 mm em três horas provoca alagamentos, deslizamento e leva Prefeitura a reforçar alerta para evitar deslocamentos

Redação

Publicado em: 29 de dezembro de 2025

4 min.
Chuva intensa alaga Florianópolis e mobiliza Gabinete de Crise - Foto: Divulgação/PMF

Chuva intensa alaga Florianópolis e mobiliza Gabinete de Crise - Foto: Divulgação/PMF

A Prefeitura de Florianópolis registrou 111 milímetros de chuva em apenas três horas nesta quarta-feira, volume considerado muito acima da média para um intervalo tão curto de tempo. Diante da situação, a administração municipal ativou o Gabinete de Crise, mantém equipes mobilizadas em diferentes regiões da cidade e reforça o alerta para que a população evite deslocamentos neste momento.

De acordo com o monitoramento oficial, as áreas com maior número de ocorrências até agora são o Centro, o Continente e o Sul da Ilha, onde há diversos pontos que exigem atenção redobrada. Para as próximas horas, a previsão indica que os maiores acumulados de chuva devem atingir o Norte da Ilha.

Alagamentos em vias estratégicas

A forte chuva provocou alagamentos em importantes corredores viários, como a Avenida Beira-mar Norte, Mauro Ramos e Madre Benvenuta. Para minimizar os impactos, caminhões hidrojatos estão sendo deslocados para acelerar o escoamento da água, especialmente na região de acesso às pontes, na entrada da Capital.

Deslizamento e queda de árvore

No bairro Caieira da Barra do Sul, foi registrado um deslizamento de terra, que resultou na interdição de uma via local. Já no Morro do Mocotó, a queda de uma árvore sobre a rede elétrica foi registrada, sem relatos de danos maiores até o momento.

Orientações à população

A Prefeitura também orienta que os moradores evitem colocar resíduos sólidos nas ruas durante o período de instabilidade. Embora as equipes de coleta sigam atuando, o descarte pode contribuir para o entupimento de bueiros, agravando alagamentos e outros prejuízos.

Canais de emergência

Em caso de necessidade, a população deve acionar os seguintes serviços:

  • 199 – Defesa Civil
  • 153 – Guarda Municipal
  • 193 – Corpo de Bombeiros
  • 192 – Samu
  • 190 – Polícia Militar

As equipes seguem em alerta e o município acompanha a evolução das condições climáticas ao longo do dia.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe



× SCTODODIA Rádios