Temporais voltam a atingir Santa Catarina e elevam risco de ocorrências

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC), estão previstas chuvas intensas em curto período de tempo, acompanhadas de raios e rajadas fortes de vento.

Eduardo Fogaça

Publicado em: 1 de janeiro de 2026

4 min.
Temporais voltam a atingir Santa Catarina e elevam risco de ocorrências. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Temporais voltam a atingir Santa Catarina e elevam risco de ocorrências. Foto: Divulgação/Defesa Civil

O primeiro dia de 2026 começou com tempo instável em Santa Catarina. Desde a madrugada desta quinta-feira (1º), o estado registra muitas nuvens e trovoadas isoladas, principalmente nas regiões do Grande Oeste. No entanto, a situação tende a se agravar entre a tarde e a noite, quando a instabilidade volta a ganhar força e aumenta o risco de temporais.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC), estão previstas chuvas intensas em curto período de tempo, acompanhadas de raios e rajadas fortes de vento. Os temporais são provocados pela circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, combinada ao calor e à elevada umidade presente no estado.

Risco moderado a alto para ocorrências

A SDC/SC alerta para risco moderado a alto de ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de destelhamentos. O cenário preocupa ainda mais devido à sequência de dias com volumes elevados de precipitação, que deixou o solo bastante encharcado em diversas regiões.

Com o solo saturado, cresce também o risco de deslizamentos de terra, especialmente em áreas de encosta e locais com histórico de instabilidade geológica.

Defesa Civil reforça monitoramento e cuidados

A Defesa Civil de Santa Catarina reforça a importância de acompanhar as atualizações e os alertas meteorológicos emitidos ao longo das próximas horas e dias, por meio dos canais oficiais do órgão.

Entre as orientações à população estão:

  • Durante os temporais, buscar um local seguro, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento;
  • Em caso de ventos fortes, evitar transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia;
  • Durante chuvas intensas com alagamentos, não atravessar ruas alagadas nem pontes ou pontilhões submersos.

A recomendação é de atenção redobrada, principalmente em áreas urbanas com histórico de alagamentos e em regiões mais suscetíveis a deslizamentos.


FIQUE BEM INFORMADO

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios