Durante a pré-temporada e a temporada da Operação Estação Verão 2025/26, o Litoral Sul de Santa Catarina registrou oito mortes em um período de 53 dias, envolvendo ocorrências em água salgada e água doce. Os dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que reforça a importância da prevenção e da colaboração dos banhistas.
A primeira morte foi registrada no início de novembro, e a mais recente ocorreu no dia 1º de janeiro. Os casos aconteceram nos municípios de Morro Grande, Turvo, Praia Grande, Forquilhinha, Araranguá e Balneário Gaivota. Do total, sete mortes ocorreram em água doce, em locais sem atuação do serviço de guarda-vidas, e uma em água salgada, onde está sendo instaurada investigação para apurar as causas e o ponto de entrada da vítima no mar.
Atuação do Corpo de Bombeiros no Litoral Sul
O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) é responsável pelo atendimento em todas as praias de Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres. A operação conta com 268 guarda-vidas civis voluntários e 20 guarda-vidas militares, distribuídos em 76 postos ativados, cobrindo cerca de 80 quilômetros de orla.
Além das praias, o batalhão mantém seis postos de guarda-vidas em áreas de água doce, localizados em:
- Balneário Rincão – Lagoa dos Freitas;
- Araranguá – Ilhas e Lagoa da Serra;
- Sombrio – Lagoa de Fora;
- Passo de Torres – Lagoa da Tapera;
- Praia Grande – Balneário Bira.
A Operação Estação Verão segue até abril nas praias do extremo sul catarinense.
Prevenção é prioridade
Segundo o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, o trabalho preventivo é essencial para reduzir acidentes.
“O nosso trabalho é de extrema importância para a proteção dos banhistas, pois atuamos no sistema de prevenção, buscando evitar que as pessoas se coloquem em risco. Pedimos que a população respeite e acate as orientações dos guarda-vidas”, destacou.
O CBMSC disponibiliza uma área temática sobre praia e verão em seu site, com orientações e conteúdos preventivos, acessível pelo link:
https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/dicas-de-prevencao/area-operacao-veraneio
Entenda o significado das bandeiras nas praias
As praias monitoradas contam com bandeiras de sinalização padronizadas:
- Verde: local liberado para banho, com menor risco;
- Amarela: atenção, condições moderadas;
- Vermelha: alto risco, banho desaconselhado;
- Preta: posto de guarda-vidas desativado;
- Vermelha na areia: local perigoso;
- Lilás: presença de águas-vivas.
Como saber onde há guarda-vidas ativos
O aplicativo CBMSC Cidadão permite consultar informações sobre segurança nas praias catarinenses. No ícone “Praias”, é possível verificar postos ativos, condições do mar, bandeiras de sinalização e balneabilidade da água.
Dicas para evitar acidentes
- Não superestime sua capacidade de nadar;
- Prefira locais rasos e sem correnteza;
- Evite banhar-se sozinho e procure praias com guarda-vidas;
- Avise sempre para onde vai e o horário de retorno;
- Não nade após as refeições;
- Verifique a profundidade antes de mergulhar;
- Respeite as orientações dos guarda-vidas e a sinalização.
Em caso de afogamento
Se estiver em risco, mantenha a calma e tente flutuar de barriga para cima, mantendo o rosto fora d’água e chamando por socorro. Em correnteza, não lute contra a força da água.
Ao presenciar um afogamento, não entre na água se não estiver habilitado. Lance um objeto que ajude a flutuar e acione imediatamente os guarda-vidas ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.