Dois homens morrem após paradas cardiorrespiratórias no Sul de SC em 24 horas

As ocorrências foram registradas em Armazém e Jaguaruna e mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu e do Serviço Aeromédico.

Eduardo Fogaça

Publicado em: 8 de janeiro de 2026

4 min.
Dois homens morrem após paradas cardiorrespiratórias no Sul de SC em 24 horas. Foto: Divulgação/CBMSC

Dois homens morrem após paradas cardiorrespiratórias no Sul de SC em 24 horas. Foto: Divulgação/CBMSC

Dois homens morreram após sofrerem paradas cardiorrespiratórias em municípios do Sul de Santa Catarina, em um intervalo de pouco mais de 24 horas. As ocorrências foram registradas em Armazém e Jaguaruna e mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu e do Serviço Aeromédico.

Caso mais recente em Armazém

O registro mais recente ocorreu na manhã de quarta-feira (ontem), por volta das 7h, no Centro de Armazém. O Corpo de Bombeiros foi acionado inicialmente para atender a uma ocorrência de convulsão.

Ao chegar ao local, a equipe encontrou um homem de 38 anos já em parada cardiorrespiratória, sem sinais vitais. A vítima foi encaminhada ao Hospital Santo Antônio, onde a equipe médica realizou manobras de reanimação por cerca de 56 minutos. Apesar dos esforços, o óbito foi confirmado na unidade hospitalar.

Após a constatação da morte, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) foi acionado para o recolhimento do corpo, que passará por procedimentos para esclarecer as causas do falecimento.

Morte registrada em Jaguaruna

Na manhã de terça-feira, outro caso foi atendido no bairro Garopaba do Sul, em Jaguaruna. Um homem de 73 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu ainda no local.

A ocorrência foi atendida por equipes dos Bombeiros Voluntários e do Saer/Samu Aeromédico. Segundo os bombeiros, a guarnição foi acionada por volta das 8h10. Quando os socorristas chegaram, a filha da vítima, que é técnica em enfermagem, já realizava manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP).

As manobras foram mantidas pelas equipes até a chegada do suporte aéreo, mas o óbito foi constatado ainda no local. De acordo com familiares, o idoso era cardiopata e passou mal após tomar banho.

Atendimentos mobilizaram equipes de emergência

Os dois casos reforçam a importância do acionamento rápido dos serviços de emergência e do conhecimento de técnicas básicas de primeiros socorros, como a reanimação cardiopulmonar, que pode aumentar as chances de sobrevivência em situações de parada cardiorrespiratória.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios