A passagem de uma tempestade acompanhada de ventos intensos provocou a queda de galhos de duas árvores na rua Lauro Müller, no Centro de Tubarão, na tarde desta terça-feira (13), mobilizando a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do município. A ocorrência foi registrada após acionamento pelo telefone de emergência 199.
Segundo a Defesa Civil, parte dos galhos caiu durante o pico do vendaval. Em um dos pontos atingidos, uma árvore chegou a atingir um veículo estacionado na via, causando danos materiais. Não houve registro de feridos.
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, a resposta rápida foi resultado do trabalho preventivo realizado pelas equipes. Ele explicou que os profissionais já estavam em prontidão devido aos alertas meteorológicos emitidos para a região.
“Nossa equipe acompanhava as previsões e, assim que fomos acionados pelo 199, nos deslocamos rapidamente até os locais afetados. Realizamos o corte das árvores e garantimos a liberação da via com segurança. Apesar dos prejuízos pontuais, felizmente não houve feridos”, afirmou o secretário.
Dados das estações meteorológicas da Epagri/Ciram, em São Martinho, e da estação instalada no Cemitério Horto da Saudade, operada pela Defesa Civil, apontaram rajadas de vento de até 65 km/h e 58 km/h, respectivamente, durante a tempestade.
A Defesa Civil reforça que a população deve manter atenção redobrada em períodos de ventos fortes. A orientação é evitar transitar ou estacionar veículos próximos a árvores, postes, fiações e estruturas que possam apresentar risco. Em situações de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199.
FIQUE BEM INFORMADO
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.