Foram implementadas duas câmeras com tecnologia de reconhecimento facial no Aeroporto Internacional de Florianópolis, pelo governo do Estado de Santa Catarina. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e o Floripa Airport e tem como objetivo ampliar o monitoramento e auxiliar na identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto e de desaparecidos.
Os equipamentos foram instalados de forma estratégica nas áreas de desembarque nacional e internacional. As câmeras operam integradas ao sistema da SSP-SC, que reúne o banco de imagens oficial do Estado, permitindo a geração automática de alertas quando há compatibilidade com registros judiciais ou de pessoas desaparecidas.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, após o alerta, o 4º Batalhão da Polícia Militar realiza a validação das informações antes de qualquer abordagem, reduzindo riscos operacionais. Confirmada a situação, uma guarnição é acionada para a verificação presencial e adoção das medidas legais cabíveis.
O governador Jorginho Mello destacou que a ampliação do uso do reconhecimento facial reforça o combate à criminalidade e amplia a proteção da população catarinense.
Na última terça-feira (13), um foragido da Justiça do Mato Grosso do Sul foi preso no Centro de Florianópolis após ser identificado por uma câmera com a mesma tecnologia. O homem possuía mandado de prisão por tráfico de drogas e utilizava documentos falsos no momento da abordagem.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe