Macron chama atenção em Davos ao discursar com óculos escuros

De acordo com informações do Palácio do Eliseu, Macron está com o olho direito vermelho após sofrer “um sangramento de um pequeno vaso”, condição considerada benigna.

Eduardo Fogaça

Publicado em: 20 de janeiro de 2026

4 min.
Macron chama atenção em Davos ao discursar com óculos escuros. Foto: Divulgação

Macron chama atenção em Davos ao discursar com óculos escuros. Foto: Divulgação

O presidente da França, Emmanuel Macron, chamou a atenção do público e da imprensa internacional ao discursar nesta terça-feira (20) no Fórum Econômico Mundial de Davos usando um óculos esportivo. O acessório incomum em um evento desse porte gerou curiosidade, mas a explicação veio de forma oficial.

De acordo com informações do Palácio do Eliseu, Macron está com o olho direito vermelho após sofrer “um sangramento de um pequeno vaso”, condição considerada benigna. Por esse motivo, o presidente francês tem optado por usar o óculos em compromissos públicos recentes, incluindo a agenda em Davos.

Episódio foi tratado como inofensivo pelo presidente

No último dia 15 de janeiro, durante um discurso direcionado às Forças Armadas francesas, Macron fez questão de comentar o assunto diante do público. Segundo ele, a vermelhidão no olho era “totalmente inofensiva”, afastando qualquer preocupação maior com sua saúde.

O próprio presidente explicou que decidiu abordar o tema porque a mancha no olho apresentava uma “característica desagradável”, visível ao público. Na ocasião, Macron chegou a brincar com a situação.

“Encarem isso como uma referência não intencional ao ‘olho do tigre’ do início deste ano. Para quem entender a referência, é um sinal de determinação, de plenitude”, afirmou, em tom descontraído.

Agenda internacional em meio a tensões políticas

Além da curiosidade em torno do acessório, a presença de Macron em Davos ocorre em um contexto político sensível. O presidente francês participa de reuniões com outros líderes europeus em meio à tensão envolvendo declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a ameaçar tomar a Groenlândia, território autônomo ligado à Dinamarca.

O Fórum Econômico Mundial reúne chefes de Estado, empresários e lideranças globais para discutir temas como economia, geopolítica, segurança internacional e desafios globais, tornando o encontro estratégico para articulações diplomáticas da União Europeia.


FIQUE BEM INFORMADO: 📲

Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios