O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender nesta quarta-feira (21) a intenção de seu país de comprar a Groenlândia, território que integra o Reino da Dinamarca. A declaração foi feita durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Segundo Trump, a proposta segue exemplos históricos de aquisições territoriais feitas por países europeus e pelos próprios Estados Unidos. Ele afirmou que a Groenlândia tem importância estratégica, negando que o interesse esteja ligado à exploração de riquezas minerais.
“O interesse é uma questão de segurança estratégica nacional e internacional”, declarou, ao destacar a localização da ilha no Ártico. Trump também afirmou que não pretende usar força militar para adquirir o território.
Durante o discurso, o presidente criticou a Dinamarca, alegando que o país investe pouco na proteção da Groenlândia, e voltou a cobrar contrapartidas da Otan, afirmando que os EUA historicamente arcaram com grande parte da defesa da Europa.
Trump ainda abordou temas como Venezuela, política interna dos EUA e Europa, fazendo elogios à própria gestão, críticas às políticas energéticas europeias e defendendo o uso de tarifas comerciais como instrumento de equilíbrio econômico.
FIQUE BEM INFORMADO
FIQUE BEM INFORMADO: 📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe