A circulação de cães em duas praias de Florianópolis será liberada pelo município, após a aprovação de um projeto de lei na Câmara de Vereadores. A sanção e a regulamentação da nova lei devem ser definidas na próxima semana, quando também serão divulgadas as regras completas.
De acordo com o município, os animais poderão frequentar trechos e horários específicos das praias dos Ingleses, no Norte da Ilha, e do Campeche, no Sul da Ilha de Santa Catarina. Cada local contará com cerca de 200 metros de faixa de areia delimitada e sinalizada para a permanência dos cães acompanhados de seus tutores.
Regras para a presença de cães
Segundo o prefeito Topázio Neto (PSD), a liberação seguirá normas obrigatórias para garantir a convivência segura entre frequentadores das praias. Entre as exigências estão:
- presença obrigatória do tutor durante todo o período;
- uso de coleira;
- vacinação do animal em dia.
As áreas escolhidas, conforme o prefeito, são trechos pouco utilizados das duas praias. A liberação efetiva ocorrerá após a instalação da sinalização e a definição dos horários permitidos.
Regulamentação será detalhada
Até o momento, a Prefeitura não divulgou os critérios técnicos utilizados para a escolha das praias nem os horários exatos em que os cães poderão circular. Todas essas informações devem ser apresentadas com a regulamentação da lei.
A iniciativa ocorre após a aprovação do projeto que autoriza a presença de animais domésticos nas praias de Florianópolis, desde que respeitados locais e horários previamente estabelecidos pelo poder público.
FIQUE BEM INFORMADO
FIQUE BEM INFORMADO: 📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe