A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta quinta-feira (22), em Santa Catarina, a Operação Freio Seguro, com foco na fiscalização do sistema de frenagem de ônibus e caminhões que circulam pelas rodovias federais do estado.
A ação prioriza veículos de grande porte devido ao alto risco envolvido em falhas mecânicas, já que, pelo peso e dimensão, eles têm maior dificuldade de parada em situações de emergência e costumam se envolver em acidentes com vítimas graves ou fatais.
Os agentes passaram por capacitação técnica específica para identificar irregularidades, como mangueiras isoladas, que anulam o freio em eixos, além de lonas gastas, vazamentos de ar, tambores trincados e peças improvisadas. A PRF também alerta para o fator humano, como excesso de peso, velocidade e falta de manutenção, que contribuem para o superaquecimento e perda de eficiência dos freios.
Conduzir veículo em mau estado de conservação é infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo até a regularização. A operação reforça a tentativa de evitar tragédias, como acidentes recentes registrados no país envolvendo panes no sistema de frenagem.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe