Inscrições do Sisu terminam nesta sexta-feira; prazo vai até 23h59

O processo deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mantido pelo Ministério da Educação (MEC).

Eduardo Fogaça

Publicado em: 23 de janeiro de 2026

4 min.
Inscrições do Sisu terminam nesta sexta-feira; prazo vai até 23h59. Foto: Divulgação/Agência Brasil

Inscrições do Sisu terminam nesta sexta-feira; prazo vai até 23h59. Foto: Divulgação/Agência Brasil

Estudantes que pretendem ingressar no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até as 23h59 desta sexta-feira (23) para realizar a inscrição. O processo deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mantido pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesta edição, assim como ocorreu no ano passado, o Sisu contará com apenas uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições públicas participantes.

Mais de 274 mil vagas em todo o país

Ao todo, o Sisu disponibiliza mais de 274 mil vagas em cursos de graduação de universidades e institutos federais em todo o Brasil. Segundo o MEC, o número representa um crescimento de 5% em relação à edição anterior, com cerca de 13 mil vagas a mais.

Podem participar do processo seletivo os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O acesso ao sistema é realizado com login e senha da conta Gov.br.

Como funciona a escolha dos cursos

Durante o período de inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso. Também é possível acompanhar diariamente as notas de corte e alterar as opções quantas vezes quiser. Ao final do prazo, será considerada válida a última escolha registrada no sistema.

Resultado e matrícula

O resultado da chamada regular do Sisu será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Os estudantes selecionados, tanto na chamada regular quanto posteriormente pela lista de espera, deverão realizar a matrícula diretamente na instituição de ensino, dentro do prazo estabelecido em edital.

Mudança na forma de cálculo da nota

Neste ano, o Ministério da Educação passou a considerar as notas das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 e 2025. De acordo com a pasta, será utilizada a nota que resultar na melhor média ponderada para o curso escolhido, desde que o candidato não tenha participado do exame na condição de treineiro.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios