Calor predomina em Santa Catarina, mas Defesa Civil alerta para temporais a partir de quarta (28)

Após dias de tempo firme e temperaturas acima dos 30°C, mudança no padrão climático deve elevar o risco de alagamentos e danos em várias regiões

Redação

Publicado em: 24 de janeiro de 2026

4 min.
Calor predomina em Santa Catarina, mas Defesa Civil alerta para temporais a partir de quarta (28). - Foto: Aléxia Vieira/Rádio Cidade Tubarão

Calor predomina em Santa Catarina, mas Defesa Civil alerta para temporais a partir de quarta (28). - Foto: Aléxia Vieira/Rádio Cidade Tubarão

Santa Catarina terá dias de calor e tempo seco neste fim de semana e no início da próxima semana, mas o cenário climático começa a mudar a partir de quarta-feira (28). A informação é da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, com base em análise da meteorologista Nicolle Reis. A previsão indica aumento da instabilidade e risco de temporais em todas as regiões catarinenses.

Até meados da próxima semana, a atuação de uma área de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme na maior parte do estado. As temperaturas sobem gradualmente, com destaque para o Grande Oeste, onde os termômetros devem superar os 30°C durante as tardes. Apesar do calor, as manhãs seguem com temperaturas amenas.

Chuvas isoladas no litoral e no Planalto Sul

No litoral e em áreas do Planalto Sul, a circulação marítima favorece a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas, principalmente entre a noite e a madrugada. De acordo com a Defesa Civil, esses episódios devem ter fraca intensidade e baixos volumes de precipitação, sem impacto significativo no período.

Instabilidade retorna a partir de quarta-feira

A partir de quarta-feira (28), o padrão do tempo muda com o retorno da instabilidade atmosférica. A previsão aponta para temporais acompanhados de chuva pontualmente intensa em todas as regiões de Santa Catarina.

No centro e no leste do estado, os temporais devem ser reforçados pela umidade vinda do oceano, o que aumenta o risco de volumes elevados de chuva em curto intervalo de tempo. Nessas áreas, especialmente entre o Vale do Itajaí e o litoral, há possibilidade de alagamentos e enxurradas.

Já no Grande Oeste, os principais impactos esperados estão relacionados a alagamentos localizados e destelhamentos, em função da intensidade das pancadas e da atuação de temporais isolados.

Defesa Civil recomenda atenção aos avisos

Diante da mudança no cenário meteorológico, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil orienta a população a acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos. A condição atmosférica pode sofrer ajustes ao longo dos próximos dias, conforme a evolução dos sistemas climáticos.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios