Mutirão para antecipar atendimentos do INSS é promovido neste fim de semana

No fim de janeiro ocorre a manutenção nos sistemas do órgão.

Maiquel Machado

Publicado em: 23 de janeiro de 2026

5 min.

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão abertas, em diversas cidades brasileiras, em regime de mutirão neste fim de semana (24 e 25). A medida tem como objetivo antecipar atendimentos que estavam agendados para os dias 28, 29 e 30 de janeiro, período em que haverá manutenção nos sistemas previdenciários, com suspensão temporária do atendimento presencial.

A ação busca minimizar os impactos aos segurados e compensar a interrupção temporária dos serviços, garantindo maior agilidade nos atendimentos e reduzindo o tempo de espera da população.

Os segurados que possuem agendamento para os dias afetados pela manutenção podem consultar, até as 19h do dia 27 de janeiro, a nova data de comparecimento por meio do site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central Telefônica 135. Para quem preferir manter o atendimento em um dia útil, o INSS assegura o reencaixe do agendamento.

Serviços garantidos em todo o país

A região Nordeste concentrou o maior volume de atendimentos durante os mutirões, com 1.378 perícias médicas, realizadas em parceria com o Ministério da Previdência Social. As ações ocorreram em 71 Agências da Previdência Social (APS), distribuídas em oito dos nove estados da região.

O Ceará liderou o número de atendimentos, com 556 perícias, seguido por Alagoas e Bahia. Também registraram grande movimentação os estados da Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão, com foco na análise e reavaliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No Sudeste, o destaque foi o estado de São Paulo, com 1.300 atendimentos antecipados. Já no Centro-Oeste, foram contabilizadas 472 perícias médicas. No Sul do país, Santa Catarina também contou com unidades do INSS em funcionamento durante o mutirão.

A mobilização segue neste fim de semana (24 e 25), com o objetivo de compensar integralmente a paralisação prevista para os dias 28, 29 e 30 de janeiro.

Manutenção dos sistemas previdenciários

De acordo com a Dataprev — empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social —, a manutenção é necessária para a modernização dos sistemas, visando maior estabilidade, segurança e eficiência no atendimento aos cidadãos.

Durante esse período, não haverá atendimento presencial nas agências do INSS. Além disso, os serviços digitais do Meu INSS (site e aplicativo) e da Central 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 de janeiro até o dia 1º de fevereiro.

O INSS reforça que a estratégia de mutirões faz parte de um conjunto de ações adotadas para reduzir o tempo de espera, garantir a continuidade dos serviços e evitar prejuízos aos segurados durante o período de atualização tecnológica.

Orientação ao cidadão

Quem tiver atendimento marcado para os dias 28, 29 ou 30 de janeiro deve consultar a nova data do agendamento pelo Meu INSS ou pela Central 135, canais que permanecem operacionais até as 19h do dia 27. A recomendação é acompanhar as atualizações e se organizar com antecedência para evitar transtornos.

FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios