Boatos sobre um suposto fechamento ou falência do Nubank voltaram a circular nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, gerando preocupação entre clientes da fintech. A empresa, no entanto, negou as informações e reforçou que segue operando normalmente e com solidez financeira.
A repercussão dos rumores fez o nome do Nubank disparar nas buscas da internet. Segundo dados do Google Trends, o termo registrou um aumento de 600% nas pesquisas nesta sexta-feira (23).
Em nota oficial, a instituição foi direta ao desmentir os boatos. “Notícias sobre o encerramento de atividades de outras instituições não impactam em nada as operações do Nubank, que seguem normalmente”, informou a empresa em seu site.
Origem das fake news
A nova onda de desinformação está relacionada a uma regra recente do Banco Central (BC), que restringe o uso do termo “bank” por empresas que não possuem licença bancária completa. Atualmente, o Nubank opera como Instituição de Pagamento, o que não representa risco às suas atividades.
A fintech já informou que pretende solicitar a licença de banco até 2026, como parte natural de seu processo de expansão no Brasil e no exterior.
Outro fator que alimentou os boatos foi o encerramento das atividades de fintechs menores, como o Will Bank, situação que, segundo o Nubank, não tem qualquer relação com sua saúde financeira.
Segurança dos recursos dos clientes
Em relação à segurança dos valores depositados, o Nubank reforçou que os recursos mantidos na conta com a função RDB (Recibo de Depósito Bancário) ativada contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), até o limite de R$ 250 mil por CPF.
FIQUE BEM INFORMADO: 📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe