A Praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foram alvos de uma nova ação conjunta da Blitz Sanear, da Prefeitura, com o programa Trato pela Grande Florianópolis, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A fiscalização teve como objetivo combater o descarte irregular de esgoto e apurar denúncias ambientais.
Na Praia da Joaquina, a equipe atuou ao longo da orla e não encontrou irregularidades relacionadas ao esgoto. A rede de drenagem pluvial estava seca e as Estações Elevatórias de Esgoto operavam normalmente, conforme dados do sistema de telemetria da Casan. Os fiscais também conversaram com moradores e vão apurar uma denúncia envolvendo o possível descarte de dejetos por um motorhome na rede de drenagem.
Já na Lagoa da Conceição, a ação foi motivada por uma denúncia sobre a presença de um líquido branco na água. Testes com corante não indicaram ligação irregular entre a rede de esgoto e a drenagem pluvial. A Estação Elevatória próxima à Lagoa também apresentava funcionamento adequado. Em novas etapas da fiscalização, restaurantes da orla terão as conexões ao sistema de esgotamento sanitário verificadas.
O novo Trato pela Grande Florianópolis prevê ações nos municípios de Florianópolis, São José e Santo Amaro da Imperatriz ao longo de 24 meses. Estão programadas mais de quatro mil vistorias em imóveis, além de atividades de educação ambiental e orientação técnica gratuita para regularização das ligações de esgoto, com foco na saúde pública e na qualidade ambiental.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe