As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país estão fechadas para atendimento presencial a partir desta quarta-feira e permanecerão assim até sexta-feira. A suspensão ocorre em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários, conduzidas pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
De acordo com o INSS, a paralisação temporária é necessária para a modernização das plataformas, com o objetivo de garantir maior estabilidade, segurança e eficiência nos serviços oferecidos à população.
Canais digitais também ficam fora do ar
Embora os canais remotos tenham funcionado normalmente até ontem, o instituto informou que, desde as 19h de terça-feira até sábado, tanto o Meu INSS — disponível em site e aplicativo — quanto a central telefônica 135 estão indisponíveis. Antes da interrupção, os canais digitais ofereciam mais de 100 serviços aos segurados.
Medidas para reduzir impactos aos segurados
Para minimizar os transtornos causados pela suspensão do atendimento, o INSS realizou atendimentos extras no último final de semana. A iniciativa teve como finalidade antecipar agendamentos e compensar a interrupção temporária do serviço presencial.
Além disso, o instituto garantiu o reencaixe dos atendimentos nos casos em que o beneficiário optou por ser atendido presencialmente em um dia útil, após a normalização dos sistemas.
A expectativa do INSS é de que, com a conclusão das melhorias, os serviços retornem mais estáveis e seguros para os cidadãos que dependem do atendimento previdenciário.
FIQUE BEM INFORMADO: 📲
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.