O contraceptivo Implanon passou a integrar os métodos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Florianópolis. O implante hormonal, que tem duração de até três anos, é colocado sob a pele do braço e libera hormônios de forma contínua para prevenir a gravidez.
Inicialmente, a oferta do Implanon está vinculada ao processo de capacitação de médicos e enfermeiros da rede municipal, iniciado em novembro do ano passado. A Capital conta atualmente com cerca de 2 mil implantes disponíveis, e aproximadamente 110 mulheres já foram atendidas.
A implantação ocorre, neste primeiro momento, em regiões com maior demanda e vulnerabilidade social. Ao todo, 18 centros de saúde já iniciaram a oferta do método. A Prefeitura informou que a meta é ampliar a disponibilização para todas as 50 unidades de saúde até junho, além da Policlínica da Mulher e da Criança.
A distribuição do Implanon acontece conforme a solicitação das unidades, e a capacidade de aplicação será ampliada à medida que novas remessas forem enviadas pelo Ministério da Saúde.
Locais que já oferecem o Implanon
- Agronômica
- Alto Ribeirão
- Barra da Lagoa
- Campeche
- Costeira
- Estreito
- Ingleses
- Itacorubi
- João Paulo
- Monte Cristo
- Mont Serrat
- Prainha
- Rio Tavares
- Rio Vermelho
- Sapé
- Tapera
- Trindade
- Vila Aparecida
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe