Marquises são alvos de vistorias preventivas no Centro de Florianópolis

Defesa Civil promove operação em parceria com a Fiscalização de Obras, da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SC).

Maiquel Machado

Publicado em: 28 de janeiro de 2026

4 min.

A Defesa Civil de Florianópolis realizou, nessa terça-feira e quarta-feira (27 e 28), uma ampla operação de vistorias nas marquises de prédios localizados no Centro da Capital catarinense. A ação abrangeu a área compreendida entre as ruas Padre Roma, Francisco Tolentino, Vidal Ramos e a Praça XV de Novembro, locais com grande circulação de pedestres.

A Operação Marquise Segura foi realizada em parceria com a Fiscalização de Obras, da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, e com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC). O objetivo foi identificar patologias prediais, especialmente nas marquises, e prevenir acidentes envolvendo a queda de fragmentos estruturais.

Avaliação técnica das estruturas

As equipes foram divididas em cinco grupos técnicos, responsáveis por analisar visualmente as condições das marquises e identificar sinais de comprometimento estrutural. Entre os principais pontos observados estavam:

  • Concreto desgastado
  • Presença de umidade
  • Rachaduras
  • Armaduras expostas

Ao final da operação, foram identificadas 137 edificações com algum grau de patologia estrutural nas marquises.

Notificação aos proprietários

Segundo a Defesa Civil, os proprietários dos imóveis serão notificados e terão um prazo de até 15 dias para apresentar um responsável técnico habilitado e um plano de trabalho com as medidas necessárias para a manutenção e correção dos problemas apontados.

De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Florianópolis, Pedro Neves, a iniciativa reforça o caráter preventivo do órgão. “Parte essencial da Defesa Civil é atuar na prevenção a acidentes e é exatamente esse o objetivo da operação. Fizemos a avaliação técnica de centenas de prédios aqui no Centro da capital para identificar problemas e cobrar que sejam solucionados por parte dos responsáveis, tudo para garantir que quem passa por aqui esteja seguro”, destacou.

A ação integra um conjunto de medidas voltadas à segurança urbana e à preservação da integridade de moradores, trabalhadores e visitantes que circulam diariamente pela região central da cidade.

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe



× SCTODODIA Rádios