O que aparentava ser uma viagem comum pela Rodovia BR-101 escondia uma carga ilegal. Na manhã desta quinta-feira (05), policiais rodoviários federais abordaram um veículo na região de Joinville e descobriram um verdadeiro pedido farmacêutico clandestino: 200 ampolas de Tirzepatida — medicamento para emagrecimento — e 32 ampolas de esteroides anabolizantes, todos com origem no Paraguai e sem autorização da Anvisa para circulação no Brasil.
A carga não se resumia aos remédios. Junto, foram apreendidos perfumes, smartphones, outros eletrônicos, R$ 7.401 em espécie e 2.607 dólares americanos. O condutor, que foi preso em flagrante, alegou que as mercadorias eram para “consumo próprio”, após tê-las buscado em Foz do Iguaçu (PR). No entanto, a quantidade expressiva de itens idênticos levou os agentes a desconfiarem de que se tratava de material para revenda, possivelmente através da internet.
O caso configura dois crimes graves: contrabando e falsificação/altação de produtos terapêuticos — este último considerado um atentado direto à saúde pública, com penas que podem alcançar 15 anos de prisão. O transporte irregular de medicamentos, especialmente sem controle sanitário, representa risco iminente aos possíveis consumidores, que não têm garantia sobre a origem, dosagem ou segurança do produto.
Após a prisão, o homem foi encaminhado à Polícia Federal em Joinville. O veículo e toda a carga ilícita foram entregues à Receita Federal, que procederá com a destruição do material.
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe