A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (10) a Operação Carga Dividida, com foco no combate aos crimes de descaminho, contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações apontam que o esquema atuava principalmente na fronteira do Brasil com o Uruguai, introduzindo bebidas alcoólicas no país de forma irregular.
Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e aplicadas 41 medidas cautelares diversas da prisão em municípios de Santa Catarina. A Justiça também determinou o bloqueio de até R$ 31 milhões em contas bancárias dos investigados e o sequestro de cerca de R$ 9 milhões em veículos e imóveis ligados ao grupo.
Mandados cumpridos em nove municípios catarinenses
As ordens judiciais foram executadas nas seguintes cidades:
- Criciúma: 7 mandados
- Jaguaruna: 4 mandados
- Sombrio: 4 mandados
- Tubarão: 1 mandado
- Içara: 1 mandado
- Itajaí: 1 mandado
- Passo de Torres: 1 mandado
- Balneário Gaivota: 1 mandado
- Balneário Rincão: 1 mandado
Segundo a Polícia Federal, o cumprimento das medidas teve como objetivo reunir provas adicionais, interromper a atuação do grupo e descapitalizar a organização criminosa.
Esquema usava falsas excursões de turismo
De acordo com as investigações, os envolvidos utilizavam excursões de turismo simuladas para transportar bebidas alcoólicas e outros produtos comprados em free shops. As mercadorias eram trazidas ao Brasil de forma ilegal por meio do uso indevido das cotas individuais dos passageiros.
As viagens partiam de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, com destino a cidades da fronteira, especialmente Jaguarão, no Rio Grande do Sul. Após a entrada irregular no país, os produtos eram distribuídos e comercializados no mercado interno.
Investigados estão proibidos de deixar o país
Como parte das medidas cautelares determinadas pela Justiça Federal, os investigados estão proibidos de deixar o território nacional e deverão entregar seus passaportes à Polícia Federal. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar a apuração sobre a movimentação financeira do esquema.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe: