Mais um foragido da Justiça foi preso em Santa Catarina com o auxílio da tecnologia de reconhecimento facial. A prisão ocorreu no último domingo (08), em Itajaí, após o suspeito ser identificado por câmeras de videomonitoramento enquanto caminhava nas imediações da Avenida Hercílio Luz, na região Central do município.
A imagem captada acionou um alerta no banco oficial da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), que reúne registros de pessoas com restrições judiciais. O sistema apontou a existência de um mandado de prisão em aberto, e a central de monitoramento acionou uma guarnição da Polícia Militar para averiguar a situação.
Durante a abordagem, os policiais confirmaram a identidade e que se tratava de um idoso, de 63 anos. Ele possuía condenação definitiva a 6 anos, quatro meses e seis dias de reclusão, em regime fechado, pelo crime de incêndio, previsto no artigo 250 do Código Penal Brasileiro.
O crime consiste em causar incêndio colocando em risco a vida, a integridade física ou o patrimônio de terceiros. A pena prevista varia de três a seis anos de reclusão, além de multa, podendo ser aumentada em determinadas circunstâncias, como quando o incêndio ocorre em residência habitada ou prédio público.
Tecnologia como aliada da segurança pública
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou que este é o segundo foragido preso com auxílio do reconhecimento facial em menos de uma semana. Segundo ele, a expectativa é de ampliação dos resultados com a expansão da ferramenta em parceria com os municípios.
“À medida que o Governo do Estado, em parceria com os municípios, avança na implantação da ferramenta, esperamos divulgar cada vez mais prisões em todo o território catarinense”, afirmou.
Após a confirmação do mandado judicial, o condenado foi encaminhado à unidade prisional para o cumprimento dos trâmites legais.
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe