O novo serviço de mamografia da rede municipal de Florianópolis completou um mês de funcionamento nesta quinta-feira (19) com mais de 1.100 exames realizados e redução de 34% na fila de espera por mamografias de rastreamento. O equipamento está instalado na Policlínica da Mulher e da Criança e é o primeiro mamógrafo próprio do município.
Voltado principalmente para mulheres entre 40 e 74 anos, público prioritário no rastreamento do câncer de mama, o serviço ampliou a oferta mensal de exames. Para março, 1.600 mulheres já estão com atendimento agendado, e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é zerar até junho a fila atual, que ainda reúne cerca de 3.100 pacientes. Os exames diagnósticos seguem sendo realizados pelas clínicas contratualizadas, sem espera.
Com tecnologia digital, o mamógrafo oferece imagens de alta resolução e armazenamento em servidor próprio, o que facilita o acompanhamento das pacientes. Para realizar o exame, é necessário procurar o Centro de Saúde de referência para encaminhamento à Policlínica, localizada na Rua Esteves Júnior, 89, no Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe