Quando o céu escureceu, no Norte gaúcho, e o vento começou a uivar, os moradores nem imaginavam que o pior ainda estava por vir, na tarde dessa quinta-feira (19). Em poucos minutos, Palmeira das Missões foi atingida por um vendaval com rajadas de 65,5 km/h, acompanhado de chuvas intensas. Quando a tempestade passou, o cenário era de destruição: cerca de 450 residências danificadas, o hospital municipal sem energia e dezenas de famílias desalojadas.
O hospital, que atende toda a região, ficou temporariamente sem abastecimento elétrico, mas os serviços essenciais foram restabelecidos ainda durante a noite, graças à ação emergencial das equipes de energia e da prefeitura.
Imediatamente após a confirmação do desastre, foi montado um Gabinete de Gestão de Crise, liderado pelo prefeito Evandro Massing, o vice-prefeito, secretários municipais, o coordenador da Defesa Civil local e militares da Brigada Militar (BM) e Corpo de Bombeiros (CBMRS). A 7ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil enviou equipes ao município, e o Departamento de Gestão de Desastres articulou o envio de telhas de fibrocimento para atender as famílias mais atingidas.
Ainda na noite dessa quinta-feira (19), agentes da prefeitura, BM e CBMRS distribuíram lonas para proteger os imóveis destelhados. A Assistência Social municipal iniciou o levantamento das famílias afetadas, mas até o momento não há número exato de desalojados — nem registro de desabrigados.
Durante a madrugada, o policiamento foi reforçado nos bairros que permaneciam sem eletricidade. A prioridade agora, segundo a Defesa Civil, é o restabelecimento da internet, telecomunicações e da energia elétrica nos pontos ainda afetados.
Na manhã desta sexta-feira (20), equipes começam a utilizar drones para sobrevoar as áreas atingidas e dimensionar com precisão os estragos. A Defesa Civil estadual havia emitido Alertas Laranja ao longo da tarde, informando sobre a possibilidade de temporais com ventos fortes e granizo.
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe