Governo de Santa Catarina lança política para ampliar ensino técnico

Para 2026, o governo estadual projeta a abertura de 50 mil novas vagas em cursos técnicos nas escolas da rede pública e em instituições parceiras

Eduardo Fogaça

Publicado em: 20 de fevereiro de 2026

5 min.
Governo de Santa Catarina lança política para ampliar ensino técnico. Foto: Léo Munhoz/Secom SC

Governo de Santa Catarina lança política para ampliar ensino técnico. Foto: Léo Munhoz/Secom SC

O Governo de Santa Catarina lançou nesta sexta-feira (20), por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), a nova Política de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A iniciativa tem como objetivo fortalecer o ensino técnico no estado, ampliar oportunidades para jovens catarinenses e alinhar a formação escolar às demandas do setor produtivo.

Com a criação do Programa Catarinense Técnico (CaTec), o estado registrou um aumento de 150% nas matrículas do ensino técnico. A expectativa do governo é ampliar ainda mais esse número com a oferta de 50 mil novas vagas em 2026, por meio do programa CaTec+.

A política foi articulada com o Plano Estadual de Educação (PEE/SC) e construída ao longo de 2025, com a realização de seminários presenciais e encontros online que reuniram representantes da educação pública e privada, associações, federações, conselhos profissionais e instituições ligadas ao setor produtivo catarinense.

Segundo o governador Jorginho Mello, a ampliação do ensino técnico é estratégica para o desenvolvimento do estado. “Santa Catarina tem no ensino técnico um dos seus grandes diferenciais. Estamos ampliando oportunidades para que os jovens concluam a escola mais preparados, com formação prática e um diploma que abre portas no mercado de trabalho”, afirmou.

O que prevê a nova política de EPT

A Política de Educação Profissional e Tecnológica estabelece diretrizes para:

  • Expandir a oferta de cursos técnicos em todas as regiões de Santa Catarina;
  • Integrar o ensino técnico ao ensino médio;
  • Alinhar a formação às vocações regionais e às demandas do mercado de trabalho;
  • Fortalecer a formação docente e as ações pedagógicas na educação profissional;
  • Estimular a inovação, o empreendedorismo e a geração de empregos.

A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destacou que a construção do documento foi coletiva e focada na realidade do mercado. “É um trabalho construído com foco em preparar nossos estudantes para as demandas reais do mercado e garantir que saiam do ensino médio com mais oportunidades e perspectivas de futuro”, afirmou.

50 mil novas vagas em 2026

Para 2026, o governo estadual projeta a abertura de 50 mil novas vagas em cursos técnicos nas escolas da rede pública estadual e em instituições parceiras.

A meta é consolidar um modelo de ensino técnico integrado ao ensino médio, promovendo formação prática e qualificada. De acordo com a Secretaria da Educação, a expansão da Educação Profissional e Tecnológica também deve contribuir para o crescimento econômico regional, impulsionando setores estratégicos e ampliando a empregabilidade dos jovens.

A iniciativa integra o conjunto de ações da atual gestão voltadas ao fortalecimento da educação pública e ao desenvolvimento econômico de Santa Catarina.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios