A Farmácia Básica de Capivari de Baixo registrou 7.527 atendimentos no mês de janeiro de 2026, número inferior ao contabilizado em dezembro de 2025, quando foram realizados 8.140 atendimentos.
Em janeiro, foram 6.389 atendimentos básicos, 1.030 judiciais e 108 judiciais municipais. Já em dezembro, o total foi de 6.998 atendimentos básicos, 1.031 judiciais e 111 judiciais municipais.
O que representam os atendimentos
Os atendimentos básicos correspondem à entrega de medicamentos que fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos (Remume).
Os atendimentos judiciais envolvem medicamentos de alto custo que não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que devem ser pagos pelo Estado por determinação judicial.
Já os atendimentos judiciais municipais também se referem a medicamentos de alto custo. Nesses casos, quando o Estado se recusa a custear, o município é obrigado a arcar com as despesas por decisão da Justiça.
Queda é considerada pontual
De acordo com a gerente da Farmácia Básica Municipal, Daniela de Souza Viveiros da Silva, a redução no volume de atendimentos é comum neste período do ano.
“Eu atribuo esta pequena queda ao fato de que janeiro é habitualmente o mês que as pessoas passam um período fora de suas residências, em praias e outros locais de descanso e lazer, e naturalmente a demanda por medicamentos cai. Mas a tendência é que agora em fevereiro ela volte aos patamares anteriores”, afirma.
A expectativa é de que o número volte a crescer em fevereiro, com a retomada da rotina da população.
Atendimento e orientações
A Farmácia Básica de Capivari de Baixo funciona na Rua Tarcísio Vilella, 583, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é (48) 99132-8095.
Para retirar medicamentos, é necessário apresentar documento oficial com foto, como RG ou CNH.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.