A noite desta sexta-feira (20) foi marcada por uma tragédia no sistema prisional do Sul de Santa Catarina. Uma briga entre detentos no Presídio Regional de Araranguá resultou na morte de Ramon de Oliveira Machado, de 31 anos. O crime ocorreu dentro de uma das celas da unidade.
Ocorrência e Resgate
De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social (Sejuri), policiais penais perceberam a movimentação e agiram para isolar a área. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente, mas, ao chegar no local, os socorristas confirmaram que o interno já estava sem vida.
A motivação do crime, segundo nota oficial do Estado, foi uma desavença entre os próprios internos. Detalhes sobre como o homicídio foi praticado ainda não foram revelados para não atrapalhar as investigações.
Investigação e Perícia
Logo após o ocorrido, as equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica foram acionadas para realizar a perícia técnica no local e iniciar o inquérito policial. Paralelamente, a Sejuri instaurou um procedimento administrativo interno para apurar com rigor as circunstâncias da briga e as responsabilidades dos envolvidos.
Atos Fúnebres
Ramon de Oliveira Machado era natural da região. O corpo foi liberado e está sob os cuidados da Funerária Santa Terezinha.
- Velório: Inicia às 13h deste sábado (21), na capela mortuária da funerária, em Sombrio.
- Sepultamento: Está marcado para este domingo (22), às 9h.