Um voo de instrução terminou em tragédia na manhã deste sábado (21) na Praia de São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro. O instrutor de voo livre Rodolfo Pascoal Ladeira e a passageira norte-americana Jenny Colon Rodriguez morreram após a asa-delta em que estavam cair no mar, próximo à área de pouso.
O Resgate
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 11h15 e montou uma grande operação de socorro, utilizando helicópteros, motos aquáticas e contando com o apoio de um barco de passeio que passava pelo local.
- O Piloto: Rodolfo Ladeira foi retirado da água já sem vida.
- A Turista: Jenny Rodriguez chegou a ser resgatada em estado grave e levada ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade.
Testemunhas relataram que o paraquedas de emergência chegou a ser acionado durante a queda, porém não houve tempo suficiente para que o equipamento inflasse e amortecesse o impacto com a água.
Luto e Investigação
O Clube São Conrado de Voo Livre manifestou profundo pesar pela perda do instrutor, a quem descreveu como um experiente piloto e recordista de parapente. Em respeito às vítimas, as atividades de voo na rampa da Pedra Bonita foram suspensas por três dias.
A associação informou que está colaborando com as autoridades e aguarda o resgate completo do equipamento para realizar uma perícia técnica detalhada. O objetivo é descobrir se houve falha humana ou mecânica que tenha provocado o acidente.
Apoio às Famílias
A documentação das vítimas e do equipamento já foi levantada pelo Clube, que afirmou estar prestando todo o suporte necessário aos familiares do instrutor e da turista americana.