A Rússia realizou neste domingo (22) um dos maiores ataques aéreos recentes contra a Ucrânia, com o lançamento de 50 mísseis e 297 drones durante a madrugada. A ofensiva atingiu a região de Kiev e outras áreas do país, deixou uma pessoa morta e provocou blecautes generalizados em meio ao frio intenso do fim do inverno europeu.
Segundo o Serviço de Emergência da Ucrânia, uma pessoa morreu na região de Kiev. Outras oito, incluindo uma criança, foram resgatadas dos escombros de prédios destruídos. Incêndios e danos estruturais foram registrados em cinco distritos nos arredores da capital.
Infraestrutura de energia foi alvo principal
De acordo com as autoridades ucranianas, a infraestrutura energética foi fortemente atingida, ampliando os impactos do conflito sobre a população civil. Moscou vem intensificando os ataques contra a rede elétrica do país, deixando milhares de pessoas sem eletricidade e aquecimento.
A Força Aérea da Ucrânia informou que, dos 297 drones lançados, 274 foram abatidos ou neutralizados. Dos 50 mísseis disparados, 33 foram interceptados. Ainda assim, 14 mísseis e 23 drones atingiram 14 locais diferentes. Três mísseis não foram localizados.
Na vila de Putrivka, no distrito de Fastiv, equipes de resgate trabalharam para retirar moradores soterrados após a destruição de imóveis.
Conflito completa quatro anos
A guerra entre Rússia e Ucrânia completará quatro anos na próxima terça-feira (24). Desde o início da invasão em larga escala, civis ucranianos enfrentam ataques aéreos frequentes e danos à infraestrutura básica.
Apesar de esforços diplomáticos liderados pelos Estados Unidos no último ano, as negociações de paz não avançaram de forma decisiva, e os confrontos continuam.
Outros episódios no fim de semana
Em outro incidente, na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, uma explosão matou uma pessoa e deixou 25 feridas. O presidente Volodymyr Zelenskyy informou, em publicação no Telegram, que o caso não tem ligação com o ataque aéreo russo. Uma pessoa foi presa.
Do lado russo, o Ministério da Defesa informou que 86 drones ucranianos foram destruídos durante a noite. Em Luhansk, cidade ocupada pela Rússia, dois drones ucranianos atingiram um depósito de petróleo, segundo o líder interino Leonid Pasechnik. Um guarda de segurança ficou ferido e um tanque de combustível foi incendiado.
O cenário reforça a escalada de ataques a infraestruturas estratégicas, ampliando os impactos do conflito para além das linhas de frente e afetando diretamente a população civil.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe