Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Apresentador de TV morre aos 72 anos no Rio Grande do Sul

Variedades
449820334 936015951868949 5388945884860368797 N

Variedades

Apresentador de TV morre aos 72 anos no Rio Grande do Sul

Apresentador de TV morre aos 72 anos no Rio Grande do Sul

Morreu nesta sexta-feira, 05, em Porto Alegre, Alberto Francesco Tofani, mais conhecido como Xicão Tofani. O comunicador de 72 anos teve um infarto fulminante. Na Rede Pampa, um dos maiores ícones da comunicação gaúcha se notabilizou através dos programas de televisão, nos quais mostrou, ao longo de três décadas, os bastidores das grandes festas e casas noturnas de Porto Alegre.

Xicão Tofani nasceu em 6 de dezembro de 1951. Formado em História e Jornalismo, Xicão Tofani integrava o elenco de comunicadores do programa Atualidades Pampa, da TV Pampa. Com mais de 40 anos de carreira, XT, como era carinhosamente conhecido pelos colegas, atingiu seu auge na emissora.

Na tela da TV Pampa, a boemia foi sua morada durante 15 anos. Em 1993, o programa Xicão Tofani iniciou uma trajetória de sucesso do comunicador de um jeito irreverente e inovador na vida noturna gaúcha. Acordar cedo nunca foi o forte de Xicão. Óculos escuros e relógios nos dois pulsos eram a marca registrada do homem mais “fashion” do Rio Grande do Sul. Seu gosto por História, Fórmula 1 e política rendiam horas e horas de boas histórias com o “descendente de Heitor”, como ele mesmo se proclamava, em referência a Heitor, o maior herói troiano, que liderou Tróia na guerra contra os gregos.

O comunicador eternizou suas histórias na noite, seu período preferido do dia, no livro “Vivendo a noite com Xicão Tofani”, lançado em 2019. No último ano, o comunicador assinou a obra “Covid – Da morte para a vida – A odisseia de Xicão Tofani”, na qual relatou a sua luta contra o coronavírus. Em outubro de 2020, Xicão deu entrada no Hospital de Clínicas e dois dias depois já foi encaminhado para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde ficou entubado por quase um mês.

Ao todo, o apresentador ficou internado por 40 dias, e durante esse período teve a ideia de escrever um esboço do livro. O comunicador apresentou diversas sequelas depois de deixar o hospital. Ele precisou fazer acompanhamento fisioterapêutico e psicológico em seu tratamento.

Recentemente o comunicador precisou se ausentar de suas atividades na TV Pampa para tratar a doença de Crohn, uma doença inflamatória do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado e intestino grosso, mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

As homenagens e despedidas ocorrerão no Cemitério João XXIII (Avenida Natal, 60, bairro Medianeira), em Porto Alegre, neste sábado, 06, a partir das 8h e com encerramento previsto para 17h na Capela 9.

Em nota, a Rede Pampa se despediu de um dos mais icônicos comunicadores do Rio Grande do Sul.

“Com imensa tristeza, a Rede Pampa informa o falecimento de seu comunicador Xicão Tofani, ocorrido na noite desta sexta-feira (5), em Porto Alegre.

Xicão atuava há duas décadas e meia na TV Pampa. Nos últimos anos, abrilhantando a bancada do programa Atualidades Pampa, eleito três vezes consecutivas o melhor programa de TV do Rio Grande do Sul.

Formado em história e jornalismo, Xicão completou mais de 40 anos de carreira como comunicador de rádio e TV. Em 2019, lançou sua biografia, “Vivendo a noite com Xicão Tofani”. No ano passado, relatou sua luta contra a Covid na obra “Da morte para a vida – A odisseia de Xicão Tofani”. Nos últimos anos, Xicão intensificou a sua luta contra a Doença de Crohn e sequelas da Covid-19.

A Rede Pampa expressa suas condolências aos familiares, amigos e aos milhares de telespectadores e admiradores do eterno Xicão Tofani.”

Continue lendo
Topo