Moradores de Rio do Sul enfrentam a 3ª enchente do ano
As chuvas registradas no final de semana fizeram com que o nível do do Rio Itajaí-Açu ultrapassasse 7,36 metros na manhã desta segunda-feira (8) em Rio do Sul. O volume de chuva no fim de semana superou os 100 milímetros em cidades como Ituporanga, Agrolândia, Aurora, Vidal Ramos, Alfredo Wagner e Trombudo Central, que são regiões que contribuem com a bacia do rio Itajaí-Açu. A Defesa Civil informa que o município abriu quatro abrigos para receber pessoas desabrigadas. Esta é a terceira enchente na cidade em 2024.
A Defesa Civil de Rio do Sul orienta que moradores de áreas baixas na cidade, que costumam ser afetadas com o rio em 8 metros, providenciem a retirada dos pertences e sigam para locais seguros. Além dos quatro abrigos abertos, outros dois estão de sobreaviso para serem abertos caso haja demanda.
A orientação ainda é que o morador leve consigo medicamentos ou receitas médicas para evitar interrupção de tratamentos ou dúvidas em atendimentos médicos posteriores à saída. Recomenda ainda que os moradores não deixem animais domésticos sozinhos nas residências e encaminhe o animal para a casa de algum conhecido que esteja fora de risco. Não são permitidos animais dentro de abrigos.
A previsão da Defesa Civil alerta para o tempo nublado com possibilidade de chuva fraca entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí e ao longo do Litoral de Santa Catarina nesta segunda-feira (8). A barragem de Taió está com todas as comportas fechadas e a estrutura em Ituporanga está com as comportas em manutenção, sendo que quatro delas permanecem abertas.