Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Projeto de dragagem da área do porto de Laguna será custeada por emenda da Bancada do Sul

Política
Porto De Laguna Foto Elvis Palma 22927

Política

Projeto de dragagem da área do porto de Laguna será custeada por emenda da Bancada do Sul

Foto: Reprodução/Elvis Palma

Projeto de dragagem da área do porto de Laguna será custeada por emenda da Bancada do Sul

O projeto básico e executivo de dragagem da área do Porto de Laguna será elaborado com recursos destinados pelos deputados da Bancada do Sul, no valor de R$ 5 milhões. O rebaixamento do nível do canal é uma obra complementar à redragagem do rio Tubarão, e vice-versa, no quesito prevenção de enchentes na região cortada pelo rio.

O anúncio oficial da destinação da verba para o projeto será feito nesta quinta-feira (11), às 10 horas, na Associação Empresarial de Tubarão (Acit), com presença dos deputados da bancada e do governador em exercício, Mauro de Nadal. A obra incluirá a remodelagem dos molhes e retirada de uma grande rocha que prejudica a vazão da água do rio e também impede a entrada de barcos pesqueiros maiores no porto.

As duas etapas inicialmente eram previstas no mesmo projeto e foram separadas pelo fato de na região do porto ter a proposta mais ampla, de também beneficiar a pesca. “Ainda temos um longo caminho pela frente, é verdade. Mas, aos poucos, vamos conseguindo avançar no assunto redragagem. E nossa luta para resolver essa questão vai continuar”, destaca o deputado Pepê Collaço, presidente da Bancada do Sul e criador da Frente Parlamentar das Dragagens dos Rios Catarinenses.

O projeto de redragagem foi elaborado em 2013 e precisa ser atualizado, trabalho que será feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trecho a ser desassoreado no rio tem 27 quilômetros, entre a ponta dos Molhes de Laguna e a ponte férrea, em Capivari de Baixo. O custo da obra é estimado em cerca de R$ 586 milhões.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo