Prefeito de Laguna ressalta os projetos que podem beneficiar o porto da cidade
Samir Ahmad alega que a economia do município pode crescer com as melhoras.
Publicado em
Samir Ahmad alega que a economia do município pode crescer com as melhoras.
Por
Matheus Machado
O prefeito de Laguna Samir Ahmad (sem partido), foi outra liderança política presente na Associação Empresarial de Tubarão (Acit) nesta quinta-feira (11), onde dois projetos que envolvem diretamente a cidade litorânea começaram a sair do papel.
Um deles, visa beneficiar o Porto de Laguna, onde atualmente apenas embarcações de porte pequeno conseguem entrar no canal da barra e atracar. Com um aprofundamento de cerca de 6 metros estipulado pelo Estado, navios pesqueiros maiores podem entrar.
“É uma luta de longa data. Há 20 anos, quando foi construído o Molhes e o canal da barra, a expectativa do lagunense era que retirassem aquela laje de pedra que existe no local. Infelizmente a obra não aconteceu e isso é uma tristeza, pois o Porto não aporta navios e barcos de porte maior”, destaca o prefeito. Samir ressalta que até mesmo os barcos de atum, pescados na costa mais ao Sul, precisam de deslocar até Itajaí para poder descarregar.
“Com certeza é um grande passo para a economia de Laguna, além da segurança proporcionada aos pescadores e embarcações de turistas, que poderão usar o local. O lagunense é muito ligado ao transporte náutico. A cidade tem 350 km² de ‘áreas alagadas’ e precisamos que o contato com o mar esteja em condições de navegação”, explica Samir Ahmad.
O estudo ainda vai avaliar a possibilidade da dragagem ser ainda maior, alcançando os 9 metros de profundidade e proporcionando que embarcações maiores também passem a entrar na barra.