Publicidade

Reconhecimento de marca, diversificação do mercado e uma sólida credibilidade se consolidam como pilares essenciais para o sucesso […]" />

Publicidade

Reconhecimento de marca, diversificação do mercado e uma sólida credibilidade se consolidam como pilares essenciais para o sucesso […]"> Workshop aponta caminhos para internacionalização da indústria têxtil catarinense - SCTODODIA

Publicidade

Reconhecimento de marca, diversificação do mercado e uma sólida credibilidade se consolidam como pilares essenciais para o sucesso […]" />

Publicidade

Reconhecimento de marca, diversificação do mercado e uma sólida credibilidade se consolidam como pilares essenciais para o sucesso […]">
Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Workshop aponta caminhos para internacionalização da indústria têxtil catarinense

Economia

Economia

Workshop aponta caminhos para internacionalização da indústria têxtil catarinense

Workshop aponta caminhos para internacionalização da indústria têxtil catarinense

Publicidade

Reconhecimento de marca, diversificação do mercado e uma sólida credibilidade se consolidam como pilares essenciais para o sucesso das empresas têxteis catarinenses que desejam se destacar no mercado global. O tema foi debatido nesta quinta-feira (12) em Itajaí, durante o workshop Internacionalização da Indústria Têxtil Catarinense, realizado pelas Câmaras de Desenvolvimento da Indústria Têxtil, Confecção, Couro e Calçados e de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). A realização do evento contou com parceria do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC). 

A presidente da Câmara de Comércio Exterior, Maria Teresa Bustamante (Maitê), enfatizou a importância da construção de uma marca forte e de uma reputação confiável para as empresas têxteis que desejam ingressar no mercado internacional. Além disso, é indispensável aprofundar o conhecimento sobre o mercado externo, aprimorar a gestão de riscos e adaptar os produtos às demandas globais. 

A sustentabilidade foi apontada por Maitê como mais um fator crucial para o sucesso no cenário internacional, exigindo das empresas um compromisso genuíno com práticas ambientalmente corretas e socialmente responsáveis. Além disso, ela destacou a crescente demanda por produtos sustentáveis à base de fibras naturais e recicladas, a valorização da experiência do consumidor e a proliferação de canais de distribuição.

“Internacionalizar é ter uma consciência global de como os mercados, a sociedade e os negócios se comportam, buscando diferenciais competitivos para marcas, pessoas e colaboradores”, afirmou Giuliano Donini, presidente da Câmara Têxtil. Por isso, ressaltou, a reunião teve o objetivo de conscientizar as empresas sobre a importância de uma visão sistêmica da internacionalização, que vai além da simples exportação.

Para Donini, a qualidade dos produtos catarinenses, por si só, não garante o sucesso no mercado internacional. Segundo ele, é preciso entender e oferecer a qualidade que o consumidor busca em cada mercado. Além disso, o empresário recomenda às empresas interessadas em alcançar o mercado externo que invistam em qualidade de serviço, construção da imagem, narrativa, consistência e veracidade das histórias e promessas de valor.

O workshop também abordou a importância da diversificação de mercados como forma de reduzir riscos e aumentar a competitividade das empresas. A busca por nichos e a oferta de produtos com alto valor agregado foram apontadas como estratégias essenciais para o sucesso na internacionalização.

Desafios e oportunidades

A empresária Rita Cassia Conti, de Brusque, compartilhou sua experiência com a internacionalização de produtos, tanto na importação quanto na exportação. Ela destacou os desafios e as oportunidades que enfrentou ao longo do processo e as lições aprendidas, que podem ser úteis para outras empresas.

O workshop também apresentou o Projeto Mineiro Trajeto da Moda, uma iniciativa que oferece capacitação profissional e apoio social para mulheres em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem o propósito de inserir essas mulheres no mercado de trabalho da moda, proporcionando-lhes autonomia e dignidade.

Idealizado em 2020, o Trajeto da Moda iniciou os trabalhos em 2021, em Belo Horizonte. O projeto é executado em cinco etapas e inclui capacitações no ofício da costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo e educação financeira. O Trajeto Moda é para mulheres em situação de violência doméstica, mães solo ou que vivem em insegurança alimentar. Durante toda a execução do projeto, elas também recebem apoio psicológico.

Segundo a coordenadora do projeto, Wanessa Cabidelli, o Trajeto da Moda é o resultado da União com o estado de Minas Gerais, do mercado privado e dos municípios. “Somente com essa tríplice aliança está sendo possível ajudar mulheres socialmente vulneráveis que precisam das oportunidades de trabalho e geração de renda que a indústria da moda oferece. Por meio de metodologias inovadoras que desenvolvemos com apoio de vários profissionais do setor, estamos transformando a vida das participantes do projeto ao construirmos um novo trajeto de autonomia e dignidade para todas”, concluiu.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo