Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

41º Festival de Dança de Joinville reunirá 14 mil participantes e mais de 4 mil apresentações

Cultura

Cultura

41º Festival de Dança de Joinville reunirá 14 mil participantes e mais de 4 mil apresentações

41º Festival de Dança de Joinville reunirá 14 mil participantes e mais de 4 mil apresentações

O evento brasileiro de dança o maior do mundo, segundo o Guinness Book desde 2002

Publicidade

Entre 15 e 27 de julho, a 41ª edição do maior Festival de Dança do Mundo será realizada em Joinville, com uma programação que reúne mais de 14 mil pessoas e cerca de 4 mil apresentações de dança. São estes números que fazem deste evento brasileiro o maior do mundo, título registrado pelo Guinness Book desde 2002: ele reúne o maior número de participantes inscritos para uma programação intensa, que inclui mostras competitivas, cursos, seminários, momentos de entretenimento, a maior feira temática de dança e mais de 500 horas de apresentações gratuitas em espaços públicos da cidade.

Entre os destaques estão o espetáculo “A Bela Adormecida”, do Ballet Estable do Teatro Colón (Argentina) na Noite de Abertura; e a apresentação da São Paulo Companhia de Dança (SP) na Noite de Gala com “Gnawa” e “Odisseia”. 

As duas estão entre as companhias de dança mais importantes da América do Sul atualmente: o Ballet do Teatro Colón é o mais antigo grupo profissional de dança do continente, com quase um século de história. Já a São Paulo Companhia de Dança, embora jovem — foi criada em 2008 e é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo — coleciona premiações como o Critics’ Choice of Dance Europe e o Grand Prix de la Critique em 2019. 

O Festival recebe ainda espetáculos especiais no Teatro Juarez Machado, com o balé “Carmen”, da Cia. Jovem Bolshoi Brasil (SC); “Bichos Dançantes”, da Focus Cia. de Dança (RJ), “Marco Zero”, do Grupo Dança de Rua do Brasil (SP); e “Ommanipadmehum” e “Svarupa & Vyakta”, da EurAsia Dance Company (Itália).

Melhores bailarinos e grupos do Brasil competem no Festival de Joinville

Ao fim da Mostra Competitiva, há as Noites dos Campeões, duas noites dedicadas às apresentações daqueles que foram contemplados com o primeiro lugar em cada gênero, subgênero e categoria. Nestas noites também são entregues os prêmios de Melhor Apresentação, Melhor Bailarino, Melhor Bailarina, Melhor Coreógrafo, Prêmio Daniel Camargo e Prêmio Especial, além de Melhor Grupo, este último definido pela pontuação final. 

O padrão para conseguir uma vaga na Mostra Competitiva alcançou níveis tão altos que, em 2023, foi criado o Festival da Sapatilha, uma competição paralela com categorias e premiações próprias. Há, ainda, o Festival Meia Ponta, para competidores de 10 a 12 anos, e o Festival 40+, que valoriza o talento de bailarinos com mais de 40 e 60 anos. 

Apresentações em 14 palcos gratuitos

Quem não conquista vaga para as mostras competitivas pode se apresentar nos Palcos Abertos, montados em shopping centers, praças, espaços culturais e pontos turísticos de Joinville, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. Serão mais de 500 horas de apresentações gratuitas para o público curtir o Festival de Dança de Joinville.

A programação nos 13 dias de evento inclui ainda aulas de dança gratuitas para todas as idades e um grande desfile de rua na principal avenida da cidade, além de atividades inusitadas, como concurso de fantasias de cachorros de estimação, e um jardim com capela para celebrar o noivado, renovar os votos e, até mesmo, promover um casamento com decoração temática. Todos os dias do evento contam com programação intensa e descentralizada, fazendo com que a cidade seja preenchida por atrações que envolvem a dança. 

Um dos sucessos do evento é a Feira da Sapatilha, que reúne mais de 140 expositores com produtos para todos os gêneros da dança, com as principais marcas do Brasil apresentando as novas coleções e as inovações tecnológicas da área. A feira conta ainda com dezenas de estandes de artesãos da cidade e com uma praça de alimentação.

“O Festival de Joinville é muito mais do que um evento com apresentações de dança, ele é uma verdadeira festa para a dança. A programação é pensada para que todos possam aproveitar, desde o bailarino ao pai e a mãe que o acompanham, do turista ao morador da cidade, da criança ao idoso”, destaca o presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz. 

 

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo