Rio do Sul decreta situação de emergência
Previsão indica acumulados de 100 a 150 mm de chuva no fim de semana
Desde quinta-feira, 11 de julho, Santa Catarina enfrenta chuvas persistentes que têm causado grandes acumulados de precipitação, principalmente na região do Alto Vale do Itajaí. Entre a tarde de quinta e a manhã de sexta-feira, 12, foram registrados acumulados médios de chuva entre 60 e 80 mm, levando Rio do Sul a decretar situação de emergência. A Defesa Civil alerta para a continuidade das chuvas a partir da tarde de sábado, 13 de julho, com previsão de chuva intensa e volumosa até a tarde de domingo, 14.
A equipe de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina prevê acumulados de chuva entre 100 e 150 mm nas regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, especialmente nas áreas de encosta. O alerta é para um alto risco de alagamentos e enxurradas nas áreas destacadas em laranja no mapa de risco, e um risco moderado nas áreas em amarelo.
Em Rio do Sul, cinco abrigos foram abertos para acolher 312 desalojados, embora não haja registro de desabrigados. No Norte do estado, em São Bento do Sul, um deslizamento na rua Romualdo Quint abriu uma cratera, que manteve a via interditada para manutenção durante todo o dia. Na sexta-feira, a chuva continuou de forma mais fraca, com novos acumulados entre 10 e 30 mm, concentrados principalmente nas áreas ao Norte do estado.
Os altos volumes de chuva causaram elevação nos níveis dos rios na bacia hidrográfica do rio Itajaí. Os municípios de Rio do Sul e Laurentino atingiram níveis de emergência, enquanto Blumenau, Rio do Oeste e Ibirama alcançaram níveis de alerta. Os modelos meteorológicos indicam volumes significativos de chuva para as regiões do Vale do Itajaí, parte do Meio-Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis, trazendo um risco muito alto de inundações nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim.