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Unesc inicia atividades de contrapartida ao programa Universidade Gratuita

Criciúma

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Unesc inicia atividades de contrapartida ao programa Universidade Gratuita

Unesc inicia atividades de contrapartida ao programa Universidade Gratuita

Instituição estará ofertando formação continuada para professores da rede pública de ensino

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A Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), de Criciúma, dará início nesta segunda-feira (15) a atividades de contrapartida ao programa Universidade Gratuita. A política do Governo de Santa Catarina que garante bolsas de estudos de 100% para alunos de cursos superiores exige que tanto as instituições quanto os estudantes contemplados “devolvam” o benefício por meio de serviços prestados à comunidade.

A presidente da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) e reitora da Unesc, Luciane Ceretta, explica que as contrapartidas ao programa universidade gratuita funcionam da seguinte forma:

  • Estudantes precisam prestar à comunidade 4 horas semanais de trabalho em sua área de conhecimento, em serviços, locais e projetos previamente estabelecimentos pela universidade;
    A cada 4 vagas contempladas pelo programa pelo Governo do Estado, a universidade oferece uma com custo próprio;
    A universidade também precisa oferecer 60 horas de formação continuada aos professores da rede pública;

“Hoje estamos iniciando esse processo aqui em Criciúma para os professores da nossa região. Hoje à noite, serão 2,8 mil professores que estarão presentes na AM Master Hall para fazermos a abertura. Seguiremos durante a semana com atividades de qualificação e aperfeiçoamento para promover a formação continuada dos professores”, disse a reitora sobre o início das atividades de contrapartida.

Ceretta explica que serão três dias de formação continuada nesta semana. Nesta segunda-feira, em um evento realizado com todos os professores. Na terça e quarta-feira, a Unesc irá até os municípios para continuar os trabalhos junto aos docentes.

“Estaremos em Cocal do Sul, Içara, Orleans e Lauro Müller com temáticas específicas. Uma solicitação feita pelos professores é o manejo para estudantes com Transtorno do Espectro Autista [TEA] e, também, outras metodologias do processo de ensino e aprendizagem, como a inclusão de novas tecnologias”, ressaltou a reitora.

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