Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Lula afirma que atentado a Trump “Empobrece a Democracia”

Política

Política

Lula afirma que atentado a Trump “Empobrece a Democracia”

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Lula afirma que atentado a Trump “Empobrece a Democracia”

Lula condenou o atentado contra Trump e destacou a importância de repudiar ações antidemocráticas

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta segunda-feira (15) que o atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “deteriora a democracia”. Ao chegar para um compromisso no Palácio do Itamaraty, em Brasília, Lula ressaltou a necessidade de condenar qualquer ato antidemocrático, independentemente da orientação política.

“Ninguém tem o direito de atirar em alguém por discordar politicamente”, afirmou Lula.

No sábado (13), Trump foi retirado por seguranças do palco durante um comício em Butler, na Pensilvânia. Ele está concorrendo novamente à presidência dos EUA, em uma disputa acirrada contra o atual presidente, Joe Biden, que busca a reeleição. Após os disparos, Trump se abaixou e levantou com sangue na orelha e no rosto.

Quando questionado sobre se o ataque poderia fortalecer a extrema-direita nos EUA e globalmente, Lula afirmou que “a democracia é a verdadeira perdedora”.

“Os valores do diálogo, do argumento, e da diplomacia para resolver problemas estão sendo deixados de lado. Se tudo se resolver com violência, onde fica a democracia? Como defensor da democracia, acredito que devemos condenar esses atos”, acrescentou Lula.

Ainda no sábado, Lula já havia se manifestado, classificando o atentado como “inaceitável”. Líderes mundiais expressaram seu espanto, denunciaram a violência política e desejaram a Trump uma rápida recuperação.

Além de Trump, um apoiador foi morto e outros dois ficaram feridos antes que os agentes do Serviço Secreto neutralizassem o suspeito de 20 anos. O motivo do atentado ainda não foi esclarecido. O presidente Joe Biden condenou o ataque contra Trump, pedindo união aos cidadãos e ordenando uma revisão da segurança no evento onde Trump foi ferido.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo
Topo