Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Detran-SC altera Consulta Pública de Veículos

Cotidiano

Cotidiano

Detran-SC altera Consulta Pública de Veículos

Foto: Josiane Ribas Lanzarin / Detran

Detran-SC altera Consulta Pública de Veículos

O órgão tem recebido denúncias de golpes diariamente, inclusive envolvendo autoridades do estado como secretários de Estado, deputados, delegados e empresários

Publicidade

O Detran-SC fez alterações na Consulta Pública de Veículos para evitar golpes. O órgão suspende cerca de 10 sites fraudulentos diariamente. São golpes de diversos tipos envolvendo os veículos cadastrados no órgão, com vítimas entre autoridades do estado, como secretários de Estado, deputados, delegados e empresários.

O presidente do Detran-SC, Kennedy Nunes, em entrevista ao programa “Boa Tarde, Cidade” da Rádio Cidade em Dia, contou detalhes sobre os golpes. “Esses golpistas mandam mensagens para o telefone das pessoas, dizendo: ‘Envie a placa e o Renavam do seu veículo e você pode pagar o IPVA via Pix com 10% ou 20% de desconto.’ O nosso site do Detran tinha uma parte onde você conseguia fazer a pesquisa”, explica Kennedy.

Kennedy comenta que, através da placa e do Renavam do veículo, os golpes são cometidos, inclusive com o uso de robôs, utilizando o Pix e as informações da Conta Gov. “Estamos criando dificuldades exatamente para dar segurança aos nossos clientes e coibir essa questão do golpe do Pix de multa e de IPVA, que tem feito tantas vítimas em Santa Catarina”, conta o presidente.

“Em alguns casos, não conseguimos derrubar os sites porque eles são registrados em países que não têm convênio com o Brasil. A única coisa que podemos fazer é derrubar o patrocínio que eles fazem com o Google, pois você pesquisa por ‘Detran Santa Catarina’ ou ‘IPVA’ e encontra esses sites fraudulentos”, disse Nunes.

“Agora, é necessário inserir o número do chassi. Antes, era só a placa e o Renavam; agora, precisa do número do chassi. Desde segunda-feira, todos os veículos têm essas informações no GOVBR, e qualquer um que acessar o site pode ter acesso à placa do seu veículo e suas informações”, detalha Kennedy.

“Uma vez, eu cortei todos os acessos e descobri que um agiota tinha acesso ao gravame do carro da pessoa a quem emprestava dinheiro. Então, estamos cada vez mais aprimorando essa triagem e a segurança do nosso sistema, até porque o que o Detran vende é segurança”, finaliza.

Fonte: Rádio Cidade em Dia

Continue lendo
Topo