Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

A chuva impacta na qualidade da água do Rio Tubarão?

Meio Ambiente

Meio Ambiente

A chuva impacta na qualidade da água do Rio Tubarão?

A chuva impacta na qualidade da água do Rio Tubarão?

Entenda como o fator pode ter interferido nas coletas dos mananciais.

Publicidade

Conforme o novo relatório do projeto Rios de Tubarão, divulgado nesta terça-feira (16), o Índice de Qualidade da Água (IQA) do Rio Tubarão, atingiu a marca de 65,3, valor considerado  satisfatório.

A classificação foi boa em 15 pontos analisados, regular nos pontos a jusante dos rios da Madre e Córrego Mesquita, e ruim no ponto a jusante do Rio Ilhota. Está análise é feita em nove rios e córregos que compõem as águas do Rio Tubarão.

No entanto, apesar do acumulado total o resultado estar positivo, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Funat), Márcio Ronchi, explica que as intensas chuvas que caíram na região ao longo dos últimos dias pode ter interferido no resultado das coletas. Isto porque, as possíveis substâncias que poderiam ser encontrados no rio podem ter se diluído mais facilmente.

Esta foi a segunda coleta realizada em parceria com a Agência Reguladora de Saneamento (AGR). Ao todo serão 12 coletas, sendo uma por mês. Com os resultados finais obtidos, o trabalho será apresentado para a população e ações de educação ambiental e de conscientização para as comunidades próximas aos mananciais estudados serão feitas.

“Estamos desmistificando a ideia do rio poluído. Tínhamos dúvidas sobre a qualidade das nossas águas, e os estudos irão comprovar isso”, ressalta Márcio, que ainda pontua a questão das chuvas: “Não podemos nos enganar. Essas duas primeiras coletas, os volumes de chuvas foram mais intensos, então esses materiais que passaram pelo laboratório podem ter sido diluídos com mais facilidade, afetando na qualidade positivamente”, acrescenta.

Continue lendo
Topo