Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Capivari de Baixo renova conselho dos direitos da pessoa idosa

Cidadania
IMG 20240717 WA0035 Scaled

Cidadania

Capivari de Baixo renova conselho dos direitos da pessoa idosa

Foto: Divulgação/SCTodoDia

Capivari de Baixo renova conselho dos direitos da pessoa idosa

A nova gestão será de 2024 até o ano de 2026

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Capivari de Baixo será composto por novos membros após a reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (16). Samira Goulart Joaquim (Sanc) foi eleita presidente, Sônia Flôr Borges (Secretaria da Educação) será a vice-presidente, e Flávia Locks Nunes (AJL) atuará como secretária. Patrícia de Oliveira Benhardt da Silva, da Secretaria Municipal de Gestão e da Fazenda (SMGF), também integrará a gestão 2024/2026.

O conselho é fundamental para o controle social, defesa, e promoção dos direitos das pessoas idosas, focando na melhoria das políticas públicas e na prestação de serviços. Ele assegura aos idosos todos os direitos humanos, incluindo proteção integral, participação comunitária, dignidade, respeito, bem-estar, e acesso a diversos direitos como saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade religiosa, convivência familiar, e segurança, protegendo-os contra qualquer violência.

Com o aumento da população idosa, que se estima superar a de crianças com até 14 anos em 2030, novas demandas surgem. Até o próximo ano, espera-se 64 milhões de pessoas acima dos 60 anos, e em 2050, um em cada três brasileiros será idoso, representando cerca de 29,7% da população. Essa mudança demográfica exige a atualização das políticas públicas e do arcabouço legislativo para atender às necessidades desse segmento, reconhecendo a importância dos idosos para uma sociedade mais justa e democrática.

Continue lendo
Topo