“Brasil precisa retomar as altas coberturas vacinais para que crianças não sofram”, diz ministra
Durante a participação no programa “Bom Dia, Ministra”, Nísia Trindade relatou os esforços do Governo Federal que resultaram no aumento de 13 das 16 principais vacinas
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve no programa “Bom Dia, Ministra”. Durante a conversa de uma hora, que contou com participação de emissoras de rádio de várias regiões do Brasil, ela falou sobre os avanços na cobertura vacinal, as ações do programa SUS Digital e Mais Acesso a Especialistas para expandir o acesso à saúde, as novas gratuidades do programa Farmácia Popular, entre outros temas. Confira a seguir:
Aumento na vacinação: Brasil deixa a lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas
Um dos tópicos abordados foi o aumento nos índices de vacinação entre o público infanto-juvenil. Em 2023, foi registrado crescimento na cobertura vacinal de 13 das 16 principais vacinas do calendário infantil em relação a 2022 – avanços que fizeram com que o Brasil saísse do ranking dos 20 países com mais crianças não imunizadas do mundo.
Mais de R$ 6,5 bilhões foram investidos no ano passado na compra de imunizantes e a previsão é que esses recursos alcancem R$ 10,9 bilhões em 2024. “O Brasil precisa voltar a ter o que já teve: as coberturas vacinais necessárias para que nossas crianças e nossos jovens não sofram de doenças que podem ser evitadas pela vacinação”, alertou.
A ministra da Saúde enfatizou a importância do combate à desinformação, em conjunto com estados e municípios. “É uma estratégia combinada que leva em conta a força do Sistema Único de Saúde e a sua capilaridade nos municípios, onde se dá a vida das pessoas”.