Criciumense se aventura na arte dos terrários
Terrários misturam a arte manual com a natureza
Os terrários são potes que guardam ecossistemas de plantas que servem de decoração para ambientes internos e externos. A criciumense Ana Paula Pagani conheceu a arte dos terrários em um programa de TV, em 2023, e a partir desse momento se dedicou a aprender mais sobre. Algum tempo depois fundou a sua própria empresa de terrários, Mini Garden Terrários.
Dentro dos potes de vidro, que podem variar de tamanho, os ecossistemas se desenvolvem, fazem fotossíntese e realizam todo o ciclo da água. As plantas colocadas nos potes são tropicais e se adaptam melhor a ambientes úmidos.
“Oferecendo os principais cuidados que são a iluminação adequada, água na medida certa e mantê-lo sempre fechado, o terrário pode durar por vários anos”, ressaltou a terrarista, Ana Paula.
Os terrários são uma ótima opção para presentear familiares e amigos, podem ser personalizados com personagens e até mesmo com miniaturas das pessoas homenageadas. São uma proposta diferente para quem não tem tempo ou não tem muita prática com plantas, é mais uma possibilidade de ter plantas em casa.
Para que um terrário esteja completamente pronto são necessários de cinco a sete dias, para que as plantas se acostumem com o ambiente.