Criança de três anos é atacada por cães
Bull terrier morde o rosto e o pescoço da criança em praça de Navegantes
Menina de três anos passou por momentos de terror na quinta-feira, na praça dos Emancipadores, no Centro de Navegantes, ao ser atacada por cães da raça Bull Terrier.
Ela teve mordidas no pescoço e no rosto e a mãe precisou da ajuda da população para tirar os cães de cima da criança.
A mãe relatou à polícia que estava caminhando pela pracinha com as duas filhas, de dois e três anos, e sentou com as crianças para descansar um pouco quando dois cães vieram correndo em direção a elas. Um dos animais teria derrubado a menina mais velha no chão e a atacado. Ela contou que tentou tirar o cachorro de cima da garotinha, ao mesmo tempo que gritava por socorro.
A mãe desesperada conseguiu a ajuda de um casal que tirou o cachorro de cima da menina e conduziu a família à emergência do Hospital Nossa Senhora de Navegantes. Não houve necessidade de sutura, apenas limpeza dos ferimentos e medidas de profilaxia. A menina mais nova não foi atacada.
A mãe das garotas conta que os cães teriam fugido de uma casa vizinha do ginásio de esportes que fica na praça e a vizinhança contou que não é a primeira vez que os cães escapam para a rua. O Departamento de Defesa Animal (Daba) apreendeu os animais. A mãe acionou a Polícia Militar, que deteve o tutor dos cães, e registrou o boletim de ocorrência. Disse ainda que deve ingressar na justiça contra o tutor irresponsável.
O homem foi levado pela PM à Central de Plantão Policial em Itajaí e deve responder pelos crimes de omissão de cautela na guarda de animal e lesão corporal. Já o Ministério Público informou que pediu fiança de 10 salários mínimos para que o tutor dos animais responda pelo crime em liberdade. Em Santa Catarina a lei estadual nº 14.204/2007 proíbe a circulação de cães de grande porte ou agressivos em locais públicos, como ruas e praças, e perto de hospitais e escolas. A circulação só é permitida com o uso de guias com enforcador e focinheiras.