Cidadania
Banco de alimentos recebeu quase 8 toneladas de doações
Alimentos vieram do Ceasa em 8 meses.
Por
Matheus Machado
Criado em abril de 2023 para garantir a segurança alimentar às pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e, também, entidades não-governamentais, o Programa Banco de Alimentos recebeu nos últimos oito meses quase 8 toneladas de alimentos hortifrutigranjeiros do Ceasa no município.
A iniciativa partiu de uma articulação do Governo do Estado, por meio das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) – Unidade Litoral Sul de Tubarão, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).
No período de outubro de 2023 a junho de 2024, os produtores rurais e os boxistas que atuam na Ceasa de Tubarão doaram 7.796 quilos de alimentos que não seriam comercializados para complementar a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os produtos doados apresentam pequenos defeitos como manchas ou machucados, que não são aceitos pelos supermercados e outros clientes do ramo, mas que estão perfeitamente aptos para o consumo.
As frutas, legumes e verduras que seriam descartadas foram aproveitados para a alimentação de aproximadamente 784 pessoas por mês. Foram beneficiadas cinco entidades sem fins lucrativos cadastradas na CEASA e na Secretaria de Desenvolvimento Social.
Os principais doadores de alimentos na iniciativa foram Leandro Roberto de Souza, Ricardone de Souza Neto, Cid Meurer, Fabrício Scriminn, Ramon Martiolo Bressan e Fabiano Mendes.
Como doar
Mesmo quem não é agricultor e queira fazer doação para o Banco de Alimentos pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Rua São Manoel, 140, Centro – Casa da Cidadania).