Esporte
George Russell é desclassificado do GP da Bélgica e Hamilton assume o P1
Carro de Russell finalizou a prova mais leve do que o peso mínimo exigido
George Russell, da Mercedes, foi desclassificado do Grande Prêmio da Bélgica por seu carro estar abaixo do peso mínimo após o termino da prova. Com isso, seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, herdou o primeiro lugar e, consequentemente, os 25 pontos da primeira colocação (P1). Enquanto Oscar Piastri assumiu o P2 e Charles Leclerc subiu para P3.
Russell conquistou a vitória no Circuito de Spa-Francorchamps seguindo uma estratégia de parada única, diferentemente de seus adversários diretos. No entanto, um Relatório do Delegado Técnico divulgado após a corrida declarou que, embora o carro tenha sido inicialmente considerado em conformidade com o peso mínimo de 798 kg, 2,8 litros de combustível foram removidos.
A declaração diz:
“O carro não foi totalmente drenado de acordo com o procedimento apresentado pela equipe em seus documentos de legalidade. O automóvel foi pesado novamente nas balanças interna e externa da FIA [Federação Internacional do Automobilismo] e o peso era de 796,5 kg. A calibração das balanças externa e interna foi confirmada e testemunhada pelo competidor. Por tanto, o peso do carro depois da finalização do GP é 1,5 kg abaixo do mínimo exigido no Artigo 4.1 do TR, que também deve ser respeitado em todos os momentos da competição”.
Após o relatório ser encaminhado aos comissários, foi confirmada a eliminação do inglês da corrida.