Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Sul de SC registrou oito acidentes envolvendo trens em 2024

Cotidiano

Cotidiano

Sul de SC registrou oito acidentes envolvendo trens em 2024

Entenda as principais causas de acidentes em linhas férreas

Publicidade

Na manhã desta segunda-feira (29), mais um acidente envolvendo um carro e um trem foi registrado em Criciúma. Em 2024 já aconteceram oito acidentes envolvendo trens da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), o limite anual é de 19 e normalmente são registrados 12 por ano. Com acidentes recorrentes, qual a melhor forma de se prevenir e evitar futuros transtornos no trânsito?

“Nós adotamos todas as normas para verificar se as sinalizações estão de acordo ou não. Todas as sinalizações existentes hoje na nossa malha férrea estão de acordo com o que é estabelecido nas normas de segurança”, afirmou o engenheiro de segurança da Ferrovia Tereza Cristina, André Guaresi.

Segundo o engenheiro, a maioria dos acidentes são causados pela imprudência dos motoristas e pela falta de atenção. O celular é um dos principais causadores de acidentes, tirando a atenção dos motoristas.

No total a FTC tem 181 passagens de níveis, que passam por Imbituba, Urussanga, Siderópolis, Sangão e Criciúma. Diariamente 10 trens circulam pelas ferrovias transportando carvão e outros dois trens transportam containers.

A Ferrovia Tereza Cristina possui o programa Paz na Linha, com o objetivo de conscientizar os motoristas com simulados de emergência e também atuando nas escolas que ficam na beira das ferrovias. “As crianças serão motoristas no amanhã, então já fazemos essa conscientização para que em um futuro próximo nós tenhamos resultados positivos”, enfatizou André Guaresi.

Continue lendo
Topo