Florianópolis
Florianópolis já tem cinco candidatos definidos
A expectativa é que pelo menos oito candidatos disputem o pleito de 2024; o prazo para a realização das convenções partidárias encerra na próxima segunda-feira (5)
Faltando menos de uma semana para o final do prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TRE) para a realização das convenções partidárias, a Capital catarinense já tem cinco nomes para disputar nas majoritárias do pleito deste ano. No entanto, estima-se que no mínimo oito candidatos disputem a vaga de prefeito de Florianópolis.
Até a noite de ontem (29), cinco candidatos já haviam tido a candidatura confirmada pelos partidos em convenções. Muitos deles, figuras bastante conhecidas no meio político local e estadual.
O ex-senador Dário Berger será candidato a prefeito pelo PSDB. Ele já foi prefeito de São José, entre 1997 e 2004, e de Florianópolis, entre 2005 e 2012. Sua candidata a vice será Maria Cláudia Goulart, do União Brasil.
O nome do advogado Mateus Souza foi confirmado candidato a prefeito pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Ele trabalha na Celesc e foi candidato a vereador de Palhoça pelo Agir, em 2016. A vice será Olindina Corrêa. O PMB disputa com chapa pura.
O administrador público e ex-vereador Pedrão Silvestre será candidato a prefeito pelo PP. Ele foi vereador da Capital por dois mandatos, entre 2013 e 2020 e também concorreu à prefeitura em 2020, e a deputado estadual, em 2022, ficando como suplente. O vice da chapa será o coronel Marcelo Pontes, ex-comandante-geral da Polícia Militar de SC. O PP também disputa o pleito com chapa pura.
O advogado Rogério Portanova também foi confirmado candidato a prefeito de Florianópolis pelo Avante. Ele concorreu a prefeito da Capital em 1996 e em 2000, além de disputar os cargos de governador e deputado federal em outras eleições. O nome do vice ainda não foi definido.
O administrador e atual prefeito Topazio Neto será candidato à reeleição pelo PSD. Em 2020, ele foi eleito vice-prefeito na chapa de Gean Loureiro, mas assumiu a prefeitura após a renúncia do titular para concorrer a governador. A vice de Topazio será a vereadora Maryanne Mattos, do PL.
O prazo final para a realização das convenções partidárias é o próximo dia 5 e o registro das candidaturas precisa ser feito até 15 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.