Esporte
Brasileiros conquistam vaga nas oitavas de final do tiro com arco
Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano avançaram para as oitavas de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024
Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano avançaram para as oitavas de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024 após duas vitórias cada um. Marcus, o número 1 do mundo, eliminou adversários da Ucrânia e do Japão, enquanto Ana Luiza, número 63 no ranking feminino, superou competidoras da Eslovênia e da Malásia. Com esses resultados, ambos igualaram as melhores campanhas do Brasil na modalidade.
No caso feminino, o melhor desempenho brasileiro até então era o de Ane Marcelle, que alcançou o nono lugar na Rio 2016. Marcus D’Almeida iguala sua própria marca, também uma nona colocação, conseguida em Tóquio 2020. As conquistas de ambos nesta edição dos Jogos Olímpicos reforçam a evolução do tiro com arco brasileiro.
Os dois atletas brasileiros voltam à Arena na Esplanada des Invalides na sexta-feira para competir nas duplas mistas. Eles enfrentarão os mexicanos Alejandra Valencia e Pablo Acha Gonzalez, os mesmos adversários da final dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. A competição individual feminina continua no sábado, e a masculina no domingo.
Ana foi a primeira a competir, tendo se classificado em 19º lugar com um recorde pessoal de 660 pontos, superando a sua atual 63ª posição no ranking. Mostrando grande calma, ela venceu a eslovena Zana Pintaric por 6 a 2 após estar atrás no placar. No segundo duelo, contra a malaia Syaqiera Mashayikh, Ana reverteu uma desvantagem de 4 a 2 para vencer por 6 a 5 na flecha única decisiva.
Marcus, por sua vez, começou a competição testando um novo arco. Ele enfrentou o ucraniano Mykhailo Usach, vencendo por 6 a 2 após reverter um início desfavorável. Na segunda rodada, contra o japonês Fumiya Saito, Marcus venceu com um placar de 7 a 1, apenas não ganhando o terceiro set, em que ambos acertaram todas as flechas no 10.